quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Atividade 4.1 - Conhecendo objetos em multimídia

As novas tecnologias tem que fazer parte do processo de ensino para que nossos alunos não fiquem parados no tempo, onde a escola era apenas giz e lousa e os alunos só aprendiam o que estava programado. Nós professores é que temos que nos adaptar às tecnologias porque senão nossos alunos não se interessarão mais pela escola, porque ela está ficando pouco atrativa para as crianças de hoje, que tem acesso fácil e rápido a tudo que existe. Então, vamos buscar conhecimento para utilizar esses recursos que serão nossos aliados!

Atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias

No site cineduc encontrei informações interessantes com dicas de festivais, cursos, oficinas e livros.

A cinemateca é responsável pela preservação audiovisual brasileira. Tem um dos maiores acervos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. O maior da América Latina.

A kinema produções atua em duas áreas específicas: corporativa e cultural.

Encontrei na mnemocine uma galeria de fotos bem bonitas com artigos sobre técnicas, história e críticas sobre fotografia. Também apresenta informações sobre cinema.

E na midiaindependente li reportagens de protestos e reivindicações de alguns índios que lutam por seus direitos. Entre outros artigos que também fazem suas críticas e manifestações.

Reflexão da Unidade 3

Reflexão da Unidade 3. (Currículo, Projetos e Tecnologia) Nessa unidade vimos a dificuldade enfrentada pelo nosso município em trabalhar com projetos e que as tecnologias não são utilizadas como deveriam, pois o acesso a esses recursos é desigual entre as escolas. Hoje o uso tecnológico é mais instrucionista (a máquina serve para ensinar), do que construcionista (o aluno constrói o seu conhecimento) porque falta até um pouco de instrução para nós professores, que não temos conhecimento para utilizar todos esses recursos que surgem diariamente, e também não temos imediato acesso a eles. É importante o trabalho com projetos que estimulem o desenvolvimento dos alunos e que sua aprendizagem seja significativa. Para isso o tema tem que ser escolhido para manter o interesse e bom desempenho da maioria dos alunos, sendo flexível para que esteja de acordo com necessidades do público-alvo.

Plano de aula


Projeto Literatura de Cordel
Objetivos
Levar o aluno a:
  • Identificar a forma de escrita do texto de cordel e descobrir que os cordéis contam história em forma de versos.
  • Conhecer as obras de alguns cordelistas e a biografia para entender que são escritores poetas.
  • Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel;
  • Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura;
  • conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel;
  • conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel;
  • desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel.


Duração das atividades: 20 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Não há necessidade.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Lendo cordéis
1º Momento – Leitura do texto: O menino que quis mudar o mundo. ( Jailson Henrique e Francisco Diniz) http://literaturadecordel.vila.bol.com.br
No momento da leitura, apresente aos seus alunos a forma de escrever e contar histórias em cordel.  Procure discutir e descobrir com eles:  o conteúdo, o autor e o ilustrador.
Atividade 2 – Fazer uma pesquisa na internet
A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
O que é Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais são as características da Literatura de cordel?
Quais são os principais cordelistas brasileiros?
Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
Atividade 3- Leitura de cordel
Depois de realizada a pesquisa e feita a socialização, fazer a leitura coletiva do texto: O que é Literatura de Cordel? . Texto de:Francisco Diniz
Atividade 4- conhecendo Patativa do Assaré
Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá, por meio de sites da internet, livros, revistas e informações orais, desenvolver uma pesquisa biográfica sobre o poeta Patativa do Assaré, bem como algumas características e peculiaridades à obra.
Exemplos de sites:


 Atividade 5- Produzindo um cordel.
Após a realização das etapas anteriores, os alunos já estarão bem familiarizados com a estrutura do cordel, então chegou o momento da produção escrita, que poderá ser feita em duplas ou individualmente.
Primeiro é preciso escolher o tema, depois cada dupla deve produzir seu cordel respeitando todos os pontos estudados.
Atividade 6- Oficina de Xilogravuras
Realmente trabalhar xilogravura devido à obtenção dos instrumentos. Uma alternativa é improvisar com materiais mais simples. Por exemplo: usando bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente), corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, as crianças desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.
O aluno deverá ilustrar através da xilogravura o cordel que produziu.
Atividade 7- Apresentação do Cordel produzido.
Cada dupla deverá apresentar para a turma a sua poesia, já com a capa feita utilizando a técnica de xilogravura adaptada. E se possível expor os trabalhos em um varal para toda a escola.
Atividade 8- Comparando poesias de outros autores com a poesia de cordel
Acessar o Blog: http://varaldepoesia.blogspot.com/ e fazer a leitura de diversas poesias de autores diferentes e fazer anotações quanto às diferenças encontradas.
Atividade complementar
3. Animação "A árvore do dinheiro", dirigida por Marcos Buccini e Diego Credidio. Utiliza o cordel como constituição do enredo da narrativa
Avaliação
Esclareça aos alunos que serão avaliados nos seguintes aspectos:
  • riqueza e coerência das informações do trabalho escrito;
  • participação de todos os componentes na apresentação oral do trabalho;
  • participação passiva e ativa na apresentação dos demais grupo (respeitando-os e anotando os questionamentos).
  • Colaboração e participação nas pesquisas;
  • Produção de textos coerentes e com aspectos característicos da literatura de cordel;
  • identificar características dos textos de cordel.

Atividade 3.2


Atividade 3.2 – repositório de mídias
Quadro – resposta
Tema: Literatura de Cordel
Mediador/a: Milena Shizue Nakayama

Título do material
Gênero
Suporte
Público-alvo
Patativa do Assaré
Bibliografia
4º ano do Ensino Fundamental.
O que é literatura de cordel?
Música
CD Literatura de Cordel, de Francisco Diniz
O menino que quis mudar o mundo
Poesia de cordel

Varal de Poesias
Poesias


Justificativa de escolha do material, de acordo com o objetivo e o público-alvo
A escolha desse tema foi pensando na ampliação do conhecimento e valorização da literatura regional nordestina, que é tão rica e merece ser conhecida, principalmente no território nacional. Dessa forma os alunos podem compreender um pouco mais da cultura do seu próprio país. Amplia-se também o gosto pela leitura e escrita que precisam ser bem trabalhadas para que possamos formar alunos mais produtivos e interessados na literatura.

Atividade 3.5

O currículo é um conjunto de ação organizado com a intenção de orientar nos diversos níveis de ensino. Pode ser construído a partir do Projeto Político Pedagógico da escola, envolvendo atividades educativas com finalidades esclarecidas de acordo com a realidade do processo educacional. Quanto ao projeto: "Brinquedos com sucata", desenvolvido com os alunos, despertou o interesse de pessoas da comunidade que contribuíram para o enriquecimento do projeto. As tecnologias utilizadas favoreceram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nas diversas áreas do conhecimento.