quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade 4.5 Produzindo um relato de seu Projeto Pedagógico.


Relatório geral


Unidade 1 – Tecnologias de informação e comunicação na educação

Nessa Unidade trabalhamos temas relacionados à integração de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, ao mesmo tempo que estaremos formando nossa comunidade de prática e de aprendizagem.

Atividade 1.1 – Reflexão do texto: “ A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação e conhecimento”.
  • Debater as questões com o colega;
  • Escrever o texto com um determinado número de palavras (250-300);
Atividade 1.2.
    Atividade à distância:
  • ler os textos: “Identidade do Professor” e “Entrevista com Nóvoa”;
  • compartilhar as reflexões no Fórum “Quem sou eu como professor e aprendiz?”
  • leitura do resumo do texto: As sereias do ensino eletrônico”;
  • responder as questões no Diário de Bordo;
    Atividade `distância
  • leitura do texto: “ Aprendizagem continuada ao longo da vida”;
  • destacar o que mais chamou a atenção, compartilhar com os colegas no Fórum.

Atividade 1.3 – Assistimos o vídeo com a entrevista do prof. Dr Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia” (2004).
  • registramos as reflexões no Diário de Bordo com o título “Análise do vídeo de Dowbor”;
  • reflexão e registro no Diário de Bordo com o tema “Ensinar e Aprender com as mídias digitais”;
    Atividade à distância (Atividade 1.4)
  • leitura do texto: “tecnologias na Escola”
  • Pesquisa na escola sobre as tecnologias disponíveis para apoiar as práticas tradicionais.
  • Organizamos uma síntese das informações coletadas usando uma planilha de referência.
  • Elaboramos uma breve apresentação em slides, debatemos com os colegas e postamos o arquivo dessa atividade na Biblioteca em Material do aluno com o tema: “Minha Escola”.

Atividade 1.5 – Mapa conceitual de aprendizagens.
- Criamos um mapa conceitual para expressar as aprendizagens construídas até o momento, utilizando o software Cmap Tools.
- Com base nos registros do Diário de Bordo, identificamos os conceitos/palavras-chave e idéias que foram mais significativas. Ao relacionar os conceitos/palavras-chave, incluimos frases de ligações, ou seja, proposições que vão criando o sentido conceitual. Ao estabelecer relações, o mapa irá se configurando.
- Postamos a imagem: Biblioteca – material do aluno – Tema: Atividade 1.5 – Subtema: Mapa Conceitual.
Atividade à distância:
- Fizemos uma pesquisa sobre o que é Webquest e postamos no Fórum: O que é Webquest.
Diário de Bordo: fizemos o registro deste encontro.

Atividade 1.6 – Pesquisamos na internet vários modelos de Webquest.
Utilizando o Br Office, criamos uma Webquest. Postamos o documento na Biblioteca – Material do aluno, tema Atividade 1.7, Subtema Webquest.

Unidade 2: Internet, Hipertexto e Hipermídia
Nesta unidade, estudamos alguns aspectos principais das linguagens e formas da internet e também conceitos de hipertexto e hipermídia.

Atividade 2.1
Navegação pelos hipertextos;
-Realizamos uma reflexão sobre o assunto e registramos no fórum com o tema: Navegar à deriva.

Atividade 2.2
Atividade à distância:
-Navegamos em busca do conceito de hipertexto (pesquisa);
-Produzimos um texto com relatos sobre a experiência de navegação, com número determinado de palavras (250 a 300);
-Registramos e compartilhamos o assunto no fórum: “Experiências de navegar livremente”

Atividade 2.3
-Elaboramos com as próprias palavras, uma conceituação sobre hipertexto, com uma colagem de colaboração retirada da pesquisa realizada, adicionando comentários;
-Postamos o texto pronto no fórum: “Conceituando Hipertexto”

Atividade 2.4
-Voltamos ao fórum “Conceituando Hipertexto”, escolhemos um trabalho e fizemos um comentário breve sobre o que chamou atenção.

Atividade 2.5
-Criamos um blog no servidor da BlogSpot, onde registramos as atividades realizadas. É o nosso portfólio;
-Criamos um nome legal e também realizamos uma descrição clara para o blog.

Atividade 2.6
Atividade à distância:
-Planejamos uma atividade com hipertexto (em grupo), depois descrevemos com maior número de detalhes e publicamos na área de troca, no fórum com o tema: ‘Planejando Atividade com Hipertexto’.

Atividade 2.7
Atividade à distância:
-Realizamos um relatório detalhado sobre a execução da atividade planejada (atividade 2.6), destacando os pontos mais importantes.

Atividade 2.8 e 2.9
-Realizamos um registro digital sobre a experiência – o hipertexto.

Atividade 2.10
Atividade à distância:
Realizamos a leitura dos textos: Software Livre e Num Mundo da Wiki uma escola idem- parte I

Atividade 2.11
Atividade à distância:
-Postamos as sínteses dos textos no fórum: Wikis e fizemos comentários nas contribuições dos colegas;
-Realizamos uma reflexão da Unidade 2, anotando os pontos importantes, as dúvidas, etc.

Unidade 3: Currículos, Projetos e Tecnologias
Nesta unidade, focamos as práticas de integração de tecnologias ao currículo e ao estudo da pedagogia por meios de projeto.
Iniciamos essa, unidade com a leitura de uma entrevista com Pedro Demo: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.

Atividade 3.1
-Refletimos e produzimos um pequeno texto sobre algumas práticas pedagógicas e compartilhamos no fórum: “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”.

Atividade 3.2
Repositório de materiais midiáticos:
-Escolhemos um tema ligado a esse trabalho.
-Preenchemos um quadro com o nome do material, gênero, suporte, público alvo e justificamos a escolha de acordo com o objetivo.

Atividade 3.3
-Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo:
-Elaboramos um plano de aula com título, objetivos esperados, conhecimentos prévios necessários, duração, estratégias, recursos complementares e avaliação.
Atividade à distância
-Realizamos a leitura das páginas 151 a 153, definimos com as nossas palavras o conceito de projeto e a sua importância no processo ensino aprendizagem e postamos no fórum “conceito de projeto”
-Realizamos a leitura das páginas 161 a 169, fizemos uma síntese do texto e postamos no fórum “Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental”.
-Comentamos as contribuições das colegas.

Atividade 3.4
-Realizamos a apresentação dos planos de aula.

Atividade 3.5
-Realizamos uma reflexão sobre alguns pontos: currículo formal, conceitos, atitudes e procedimentos que constituem o currículo.
-Definimos currículo e registramos o conceito em nosso Diário de Bordo.
Atividade à distância
-Realizamos uma reflexão da unidade 3, relatando as atividades feitas, expondo as dificuldades e avanços.

Unidade 4 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais.

Atividade 4.1 – Conhecendo objetos em multimídia.
- Assistimos aos seguintes vídeos:
- Vídeo 1 – COIEDA – produção do artista japonês Takagi Masakatsu. Animação utilizando formas geométricas, onde imagem e música procuram dialogar.
- Vídeo 2 – Brasileiro conhecido como “Mystery Guitar Man”, reproduzindo o tango “por Uma Cabeza”, de Carlos Gardel. Que utiliza balões para as “vozes”.
- Vídeo 3 – Saltos no tempo.
Diário de Bordo: Fizemos análise dos vídeos, respondendo questões.
- Fizemos o registro no Diário de Bordo e no Blog.

Atividade 4.2 Navegando por vídeos e outras mídias.
- Visitamos os seguintes sites:
- Blog: fizemos o registro do mais gostamos e inserimos links para os sites.
Atividade à distância.
- Assistimos a uma entrevista com Lucas Ciavatta, professor de música, maestro do grupo e criador do método do Passo sobre como foi criar essa obra.
    - Respondemos questões relacionadas ao vídeo no Fórum.

Atividade 4.3 – Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação.
Para leitura e reflexão: “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis”
- Tentamos imaginar o que Sílvio Costa diria a respeito de uma experiência que presenciamos ou vivenciamos na escola.
- No Blog, fizemos um relato de uma experiência de uso da mídia na educação que conhecemos, incluindo uma breve análise sobre esta experiência descrita.
Atividade
- Pesquisamos no youtube vídeos que poderiam ser utilizados em sala de aula, depois postamos no Blog, comentando o porquê da escolha.
- Fizemos um relatório da aula sobre o assunto Mídia e Educação.
-Assistimos aos vídeos:
  • Negros no Porão;
  • Pau Brasil;
  • Movimento modernista Brasileiro.
Diário de Bordo: fizemos uma análise dos vídeos e dos assuntos comentados em sala de aula. Postamos também no Blog.

Atividade à distância
Atividade 4.4 – Planejando a produção de um documento multimídia.
    - Fizemos um relatório geral de todos os temas abordados durante o curso;
    - relatório de como vem sendo o uso das tecnologias na escola;
    - entrevista com alunos e professores;
    - filmagem da entrevista e tiramos fotos;
    - auto-avaliação do desempenho durante o curso (postamos no Diário de Bordo com o tema: “Reflexão da Unidade 4”);
    - avaliação dos conteúdos e da apresentação e execução das atividades;
    - Escrevemos um texto bem detalhado utilizando todos os relatórios. (em grupo, com pessoas da mesma escola), com o endereço do Blog;
    - Postamos no Blog e no Fórum. (Atividade 4.5).




E.M. “Luiz Gonzaga Soares”

Tecnologias em nossa escola

Na nosso escola há diversas tecnologias como por exemplo:
    - Rádio – para o culto à Bandeira e atividades em sala de aula;
    - Copiadora e mimeógrafo – para reprodução de atividades;
    - Caixa amplificadora – para os dias de festa;
    - Telefone – para a comunicação;
    - Computadores – para atividades com os alunos (sala de informática);
    - Computador e impressora– para uso dos professores;
    - Computadores – para os serviços da secretaria;
    - TV e DVD – para enriquecer o conteúdo da aula.

Sala de Informática

Temos em nossa escola uma sala de informática com 16 computadores e uma impressora, que são utilizados semanalmente pelos alunos, orientados pelos seus educadores.
Onde realizamos pesquisas, observação de imagens, digitação e jogos como um complemento das atividades trabalhadas em sala de aula.

Professoras:
Milena Shizue Nakayama

Eliana Antonio Ribeiro do Nascimento
    http://lyanaribeiro.blogspot.com/

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Análise dos vídeos


No primeiro vídeo assistido “Negros no Porão”, observamos que foi realizada uma animação que tornou a obra mais atraente, trazendo um novo olhar ao espectador em relação a história da formação da nossa cultura. Fazendo a ligação do passado, onde mostra a vida dos escravos, com o futuro, mostrando o Pelé, um atleta conhecido mundialmente.
No segundo vídeo “Pau-brasil”, vimos que a partir de uma obra de Cândido Portinari, foi realizada uma animação mostrando as consequências do processo de desmatamento, que resultará no desaparecimento do próprio ser humano.
Já no último vídeo assistido “Movimento Modernista Brasileiro”, a professora Érika utilizou obras de vários artistas como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, e Di Cavalcanti. Fez esse trabalho com os alunos do 5º ano, utilizando massinha de modelar e recortes, em apenas 4 aulas. Foi possível ver com as imagens o movimento dentro das obras.
Esse trabalho torna as obras mais atrativas aos nossos alunos, que atualmente aprendem com mais facilidade quando utilizam a percepção visual.

Relatório

Mídia e Educação

A mídia é um portal para se obter informações, que podem ser boas ou ruins, pois não é possível filtrar os conteúdos que chegam até nós.
Por isso devemos nos preocupar com o tipo de uso que os nossos alunos fazem das mídias, porque há muita influência negativa como quando as pessoas tomam como exemplo a ser seguido, tudo o que veem ou ouvem, sem se preocupar se é certo ou errado.
Nesse ponto a formação da moral é decisiva, pois é quem conduz nossas ações e nos leva a discernir o que devemos ou não fazer.
Essa formação deverá ser feita em uma parceria constante entre a família e a escola para que tenha bons resultados.
Dessa forma a mídia se torna uma aliada porque será utilizada de forma reflexiva e transformadora da sociedade, visando um futuro melhor para todos.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A história da cadeia alimentar







Escolhi esse vídeo porque ele mostra de forma divertida os seres de uma cadeia alimentar, em sua busca pelo alimento.

Mídia-Educação no contexto escolar


Experiência do uso das tecnologias na EM Luiz Gonzaga Soares
A escola na qual trabalho é privilegiada se comparada a outras do nosso município, pois possui uma sala de informática equipada e com acesso à internet.
Temos também outros aparelhos eletrônicos que são muito utilizados como a TV, aparelho de DVD, aparelho se som, entre outros.
Todos eles são utilizados por todas as professoras, de acordo com as possibilidades de cada série.
Com meus alunos já trabalhei com produção de texto (digitação), pesquisas na internet e apresentação de trabalhos feitos pelos grupos.

Conclusão
A escola é bem equipada com sala de informática, com computadores e acesso à internet, TV, aparelho de DVD, máquina fotográfica, impressoras, etc.
Todo esse material é utilizado por professoras que não tem uma formação especializada em informática, mas que tem conhecimentos básicos que, por enquanto, é o suficiente para atender às necessidades dos alunos.
  • Agência: na há uma atenção especial para esse aspecto.
  • Categorias: Observa-se a utilização de categorias como notícias e esportes, apenas como forma instrutiva, sem uso reflexivo ou de produção escrita.
  • Tecnologias: a maioria dos alunos ainda não teve muito acesso às tecnologias como, por exemplo, os computadores e navegar na internet, por isso tem dificuldades e é preciso desenvolver mais essas habilidades.
  • Audiência: Os alunos ainda não produziram atividades na qual pudessem se ver.
  • Representação: de forma simples, há uma reflexão sobre os textos, mas\sem a preocupação em confrontar os pontos de vista.
As tecnologias estão presentes em nossa escola, mas podem ser mais bem aproveitadas, pois o mundo tecnológico avança rapidamente e nós não podemos ficar para trás.
É preciso uma capacitação, na área de informática para que os professores possam atualizar-se e assim, atender melhor as necessidades dos alunos, que estão cada vez mais exigentes.

Atividade 4.3

Entrevista com Lucas Ciavatta

Com a entrevista do LucasCiavatta compreendi um pouco mais sobre o trabalho com música, pois sempre acreditei que eu não levo jeito para essa área, mas na verdade nunca explorei esse conhecimento e não tive a oportunidade de conhecer mais porque  a música não fazia parte do nosso currículo. 
Tudo o que ele disse sobre a transferência da compreensão musical para o corpo, onde cada um tem a sua função e faz a  associação do ritmo com o som, pode ser usado no trabalho escolar, quando delegamos funções diferentes para cada aluno e esse sabe que o grupo dependerá dele e ele dependerá do grupo. Então, o conhecimento é transmitido ao mesmo tempo de forma individual e coletiva, podendo assim, aprender a mesma coisa e de forma diferente. E tudo isso não se aplica somente ao trabalho com a música.