quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Plano de aula


Projeto Literatura de Cordel
Objetivos
Levar o aluno a:
  • Identificar a forma de escrita do texto de cordel e descobrir que os cordéis contam história em forma de versos.
  • Conhecer as obras de alguns cordelistas e a biografia para entender que são escritores poetas.
  • Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel;
  • Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura;
  • conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel;
  • conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel;
  • desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel.


Duração das atividades: 20 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Não há necessidade.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Lendo cordéis
1º Momento – Leitura do texto: O menino que quis mudar o mundo. ( Jailson Henrique e Francisco Diniz) http://literaturadecordel.vila.bol.com.br
No momento da leitura, apresente aos seus alunos a forma de escrever e contar histórias em cordel.  Procure discutir e descobrir com eles:  o conteúdo, o autor e o ilustrador.
Atividade 2 – Fazer uma pesquisa na internet
A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
O que é Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais são as características da Literatura de cordel?
Quais são os principais cordelistas brasileiros?
Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
Atividade 3- Leitura de cordel
Depois de realizada a pesquisa e feita a socialização, fazer a leitura coletiva do texto: O que é Literatura de Cordel? . Texto de:Francisco Diniz
Atividade 4- conhecendo Patativa do Assaré
Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá, por meio de sites da internet, livros, revistas e informações orais, desenvolver uma pesquisa biográfica sobre o poeta Patativa do Assaré, bem como algumas características e peculiaridades à obra.
Exemplos de sites:


 Atividade 5- Produzindo um cordel.
Após a realização das etapas anteriores, os alunos já estarão bem familiarizados com a estrutura do cordel, então chegou o momento da produção escrita, que poderá ser feita em duplas ou individualmente.
Primeiro é preciso escolher o tema, depois cada dupla deve produzir seu cordel respeitando todos os pontos estudados.
Atividade 6- Oficina de Xilogravuras
Realmente trabalhar xilogravura devido à obtenção dos instrumentos. Uma alternativa é improvisar com materiais mais simples. Por exemplo: usando bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente), corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, as crianças desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.
O aluno deverá ilustrar através da xilogravura o cordel que produziu.
Atividade 7- Apresentação do Cordel produzido.
Cada dupla deverá apresentar para a turma a sua poesia, já com a capa feita utilizando a técnica de xilogravura adaptada. E se possível expor os trabalhos em um varal para toda a escola.
Atividade 8- Comparando poesias de outros autores com a poesia de cordel
Acessar o Blog: http://varaldepoesia.blogspot.com/ e fazer a leitura de diversas poesias de autores diferentes e fazer anotações quanto às diferenças encontradas.
Atividade complementar
3. Animação "A árvore do dinheiro", dirigida por Marcos Buccini e Diego Credidio. Utiliza o cordel como constituição do enredo da narrativa
Avaliação
Esclareça aos alunos que serão avaliados nos seguintes aspectos:
  • riqueza e coerência das informações do trabalho escrito;
  • participação de todos os componentes na apresentação oral do trabalho;
  • participação passiva e ativa na apresentação dos demais grupo (respeitando-os e anotando os questionamentos).
  • Colaboração e participação nas pesquisas;
  • Produção de textos coerentes e com aspectos característicos da literatura de cordel;
  • identificar características dos textos de cordel.

8 comentários: