Projeto Literatura de Cordel
 Objetivos
 Levar o aluno a:
- Identificar a forma de escrita do texto de cordel e descobrir que os cordéis contam história em forma de versos.
 - Conhecer as obras de alguns cordelistas e a biografia para entender que são escritores poetas.
 - Conhecer a riqueza da Literatura de Cordel;
 - Aprender técnicas para se fazer uma xilogravura;
 - conhecer, por meio da leitura e da escuta, as características textuais da literatura de cordel;
 - conhecer a estrutura da narrativa poética na poesia de cordel;
 - desenvolver a produção de textos que se enquadrem nas características da literatura de cordel.
 
 Duração das atividades: 20 aulas
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:  Não há necessidade.  
 Estratégias e recursos da aula
 Atividade 1 - Lendo cordéis  
 1º Momento – Leitura do texto: O menino que quis mudar o mundo.  ( Jailson Henrique e Francisco Diniz) http://literaturadecordel.vila.bol.com.br
 No momento da leitura, apresente aos seus alunos a forma de escrever e contar histórias em cordel.  Procure discutir e descobrir com eles:  o conteúdo, o autor e o ilustrador.  
 Atividade 2 – Fazer uma pesquisa na internet
 A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
 O que é Literatura de cordel?
 Qual a origem da Literatura de cordel?
 Quais são as características da Literatura de cordel?
 Quais são os principais cordelistas brasileiros?
 Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
 Atividade 3- Leitura de cordel
 Depois de realizada a pesquisa e feita a socialização, fazer a leitura coletiva do texto:  O que é Literatura de Cordel? . Texto de:Francisco Diniz
 Atividade 4- conhecendo Patativa do Assaré
 Forme grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá, por meio de sites da internet, livros, revistas e informações orais, desenvolver uma pesquisa biográfica sobre o poeta Patativa do Assaré, bem como algumas características e peculiaridades à obra.  
 Exemplos de sites:  
  Atividade 5- Produzindo um cordel.
 Após a realização das etapas anteriores, os alunos já estarão bem familiarizados com a estrutura do cordel, então chegou o momento da produção escrita, que poderá ser feita em duplas ou individualmente.
 Primeiro é preciso escolher o tema, depois cada dupla deve produzir seu cordel respeitando todos os pontos estudados.
 Atividade 6- Oficina de Xilogravuras
 Realmente trabalhar xilogravura devido à obtenção dos instrumentos. Uma alternativa é improvisar com materiais mais simples. Por exemplo: usando bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente), corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, as crianças desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.
  O aluno deverá ilustrar através da xilogravura o cordel que produziu.
 Segue um link com tutorial sobre xilogravura  http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-fazer-uma-xilogravura.aspx
 Atividade 7- Apresentação do Cordel produzido.
 Cada dupla deverá apresentar para a turma a sua poesia, já com a capa feita utilizando a técnica de xilogravura adaptada. E se possível expor os trabalhos em um varal para toda a escola.
Atividade 8- Comparando poesias de outros autores com a poesia de cordel
 Acessar o Blog: http://varaldepoesia.blogspot.com/ e fazer a leitura de diversas poesias de autores diferentes e fazer anotações quanto  às diferenças encontradas.
 Atividade complementar
 3. Animação "A árvore do dinheiro", dirigida por Marcos Buccini e Diego Credidio. Utiliza o cordel como constituição do enredo da narrativa  
 Avaliação
 Esclareça aos alunos que serão avaliados nos seguintes aspectos:  
- riqueza e coerência das informações do trabalho escrito;
 - participação de todos os componentes na apresentação oral do trabalho;
 - participação passiva e ativa na apresentação dos demais grupo (respeitando-os e anotando os questionamentos).
 - Colaboração e participação nas pesquisas;
 - Produção de textos coerentes e com aspectos característicos da literatura de cordel;
 - identificar características dos textos de cordel.
 
Amei seu projeto, estou trabalhando com cordel e espero que sempre seja divulda essa literatura tão rica, abraço.
ResponderExcluirMuito boas dicas!!!
ResponderExcluirParabéns, muito bom o trabalho.
ResponderExcluirParabéns, muito bom o trabalho.
ResponderExcluirExcelente,parabéns muito bom o trabalho.
ResponderExcluirAmei esse projeto
ResponderExcluirObrigado pelo trabalho ajudou bastante.
ResponderExcluirOie muito feliz de estar aqui com vcs!!
ResponderExcluir