quarta-feira, 14 de setembro de 2011

atividade 1.1


A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Hoje em dia a sociedade exige que se aprenda muito e rapidamente, mas as pessoas tem fracassado porque a aprendizagem prolonga-se por toda a vida e muitas pessoas perdem a motivação pelo estudo e buscam outras opções de conhecimento mas acabam não dando seguimento nas alternativas escolhidas. É preciso então, mudar a maneira de aprender para que essas pessoas tenham uma nova perspectiva cognitiva ou social.
Em uma nova cultura de aprendizagem é preciso investir e adaptar-se às mudanças, incluindo a tecnologia da informação para que haja transformação na sociedade do conhecimento. Que devem ter início desde a alfabetização e não ser ignorada pela escola, que hoje não é mais a primeira nem mesmo a principal fonte de conhecimento.
A pessoa informaticamente alfabetizada precisa desenvolver suas capacidades ou competências cognitivas para tornar-se um ser crítico para que possa utilizar os conhecimentos adquiridos de forma democrática e ordenada e construir, a partir delas, o próprio juízo ou ponto de vista.
Hoje não cabe mais ao professor passar um conteúdo pronto ao aluno e sim ajudá-lo na construção do seu próprio conhecimento, para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, e com isso terem ferramentas para enfrentar novas demandas de aprendizagem.
E para ter sucesso em tantas mudanças é preciso preparar-se para novas formas de aprender e relacionar-se com um novo conhecimento, que por muito tempo ainda será um dos maiores desafios para serem enfrentados por nossos sistemas educacionais.

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