quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mídia-Educação no contexto escolar


Experiência do uso das tecnologias na EM Luiz Gonzaga Soares
A escola na qual trabalho é privilegiada se comparada a outras do nosso município, pois possui uma sala de informática equipada e com acesso à internet.
Temos também outros aparelhos eletrônicos que são muito utilizados como a TV, aparelho de DVD, aparelho se som, entre outros.
Todos eles são utilizados por todas as professoras, de acordo com as possibilidades de cada série.
Com meus alunos já trabalhei com produção de texto (digitação), pesquisas na internet e apresentação de trabalhos feitos pelos grupos.

Conclusão
A escola é bem equipada com sala de informática, com computadores e acesso à internet, TV, aparelho de DVD, máquina fotográfica, impressoras, etc.
Todo esse material é utilizado por professoras que não tem uma formação especializada em informática, mas que tem conhecimentos básicos que, por enquanto, é o suficiente para atender às necessidades dos alunos.
  • Agência: na há uma atenção especial para esse aspecto.
  • Categorias: Observa-se a utilização de categorias como notícias e esportes, apenas como forma instrutiva, sem uso reflexivo ou de produção escrita.
  • Tecnologias: a maioria dos alunos ainda não teve muito acesso às tecnologias como, por exemplo, os computadores e navegar na internet, por isso tem dificuldades e é preciso desenvolver mais essas habilidades.
  • Audiência: Os alunos ainda não produziram atividades na qual pudessem se ver.
  • Representação: de forma simples, há uma reflexão sobre os textos, mas\sem a preocupação em confrontar os pontos de vista.
As tecnologias estão presentes em nossa escola, mas podem ser mais bem aproveitadas, pois o mundo tecnológico avança rapidamente e nós não podemos ficar para trás.
É preciso uma capacitação, na área de informática para que os professores possam atualizar-se e assim, atender melhor as necessidades dos alunos, que estão cada vez mais exigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário